Hospital Samaritano Campinas tem Ambulatório de Cardiopediatria

As crianças beneficiárias do PHS Samaritano Saúde atendidas pelo HSC (Hospital Samaritano Campinas) têm mais um diferencial de atendimento. Foi implantado o Ambulatório de Cardiopediatria. Agora, os pequenos diagnosticados com alterações cardiológicas são atendidos por esse serviço especializado dentro do Hospital.

“Quando, por exemplo, nasce um bebê com sopro, fazemos a consulta e os exames necessários ainda dentro do Hospital”, explicou Dra. Priscila Facanha Maruoka, cardiologista pediátrica, responsável pelo serviço.

O Ambulatório de Cardiopediatria é novidade no HSC. “Trata-se de consultas agendadas para os pacientes infantis que possuem algum problema cardiológico. O atendimento é feito no próprio Hospital. Se o pediatra perceber que precisa de uma avaliação especializada, ele encaminha para o Ambulatório. Atendemos e realizamos exames necessários para diagnóstico”, destacou Dra. Priscila.

“O paciente desde que nasce pode ter o acompanhamento com a gente. Uma a cada 100 crianças que nasce tem problemas cardíacos e agora elas são acompanhadas não só dentro do Hospital, quando internadas, mas também em consultas ambulatoriais”, completou.

 Para ela, é importante avanço em uma unidade hospitalar. “O Hospital Samaritano de Campinas já tem uma estrutura de maternidade bem completa e realiza cirurgias cardíacas e agora, com a retaguarda da cardiopediatria garante mais segurança e qualidade de vida para as crianças que nascem com problemas no coração”, falou. Segundo a especialista, em hospitais em que o serviço não é oferecido, uma avaliação pode levar mais de uma semana para ser feita.

“O paciente tem total amparo e passa a ser acompanhado por um serviço especializado”, acrescentou. A princípio, duas cardiopediatras estão atendendo as crianças, na internação e suporte às urgências e emergências e outra, nas consultas ambulatoriais, mediante agendamentos (Dra. Priscila Facanha Maruoka e Dra. Aline Potrich Poletini). O atendimento especializado no HSC deve ser agendado pelo telefone (19) 3736-1197.

NOVIDADE

O HSC poderá, em breve, atender também as grávidas com fetos com problemas cardiológicos. O atendimento, que vai desde complementação do diagnóstico que inclui a avaliação cardiopediátrica até a resolução cirúrgica, que quando é necessário, é acompanhado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) especializada.

“Estamos batalhando para que tanto os beneficiários como os ginecologistas e obstetras fiquem mais seguros. Os especialistas poderão ter a possibilidade de encaminhar pacientes grávidas com bebês intrauterinos com patologia cardiológica para o atendimento especializado”, disse o médico ginecologista e obstetra, Dr. Mauro Villa Real, do PHS Samaritano Saúde.

“Não existe serviço em Campinas com esta dotação. Admitir o paciente tanto dentro como fora da barriga da mãe, estabelecer um diagnóstico e um tratamento é inovador. Uma das grandes dificuldades do obstetra quando se depara com um diagnóstico desse, de uma patologia cardíaca fetal, é se questionar para onde vou mandar esta mãe? Assim como o pediatra quando precisa de uma ajuda especializada”, falou.

Autor: wonk®

Systems analyst passionate about web design and development!