HSC: a engrenagem de amor que faz acontecer

E lá se foi mais um ano, mais um ciclo que se fecha e uma página em branco que se abre para continuar a nossa história. O mês de dezembro sempre nos leva a fazer algumas reflexões, criar metas e nos encher de esperança em relação ao que desejamos para a nossa vida pessoal e para a nossa vida de Samaritano, que é uma das razões para nossas alegrias, evolução e aprendizado.

O dia a dia no ambiente hospitalar é singular. Só existe aqui. Todos têm a mesma responsabilidade de salvar vidas – do médico ao colaborador que varre a calçada. Somos uma grande família, cheia de diversidade, com pontos de vista diferentes, cada um com a sua percepção, conhecimento, valores, histórias de alegrias e algumas outras não tão alegres. Por alguma razão, estamos juntos na maior parte do nosso tempo de vida, fazendo a diferença na vida das pessoas e vivendo com elas os seus melhores e piores momentos. Alguns de nós escolhemos a área da saúde e alguns foram escolhidos, mas a maioria tem em comum, o amor, o comprometimento e o senso de responsabilidade.

Somos a alma, somos a engrenagem que faz a roda girar, somos o pulsar. Somos a esperança. Somos donos de imensa responsabilidade. Guardamos nossa dor no bolso, nossa família no coração e cuidamos da dor do desconhecido.

Somos especialistas em atendimento humanizado e, às vezes, nem nos damos conta disso, porque algumas das nossas atitudes são automáticas, fazem parte da gente. Somos especialistas em ir além.

O Serviço Social, por exemplo, tem o papel de acolher, orientar e direcionar. Em grande parte dos atendimentos, apenas ouvimos o outro, com carinho e respeito – nem sempre podemos mudar a realidade vivida, mas com empatia e criatividade promovemos o “você não está sozinho(a)”. E temos visto, todos os dias, colegas de trabalho que vão muito além das suas funções. Temos visto trabalho em equipe e comprometimento. O lado humano, da grande maioria está cada vez mais em evidência, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, com as pessoas certas.

Cada um de nós tem a sua responsabilidade, nosso trabalho é direcionado, temos uma escala e uma lista de tarefas. Higienizar, medicar, consertar, operar, conferir, comprar, pagar, contratar, preparar, examinar, agendar, servir, atender, cuidar, escutar, encaminhar, avaliar, fracionar, resolver, dentre inúmeros outros itens. Temos a missão de satisfazer as necessidades e expectativas de nossos clientes, da nossa chefia, da nossa família e as nossas. É muita coisa e, ainda assim, nós, esses bandos de apaixonados que somos vamos além, vamos muito além…

Temos colegas na Manutenção e Almoxarifado, que sobem em telhado, carregam peso, fazem as atividades mais pesadas imagináveis e, com muito carinho, trabalham em equipe com o Serviço Social e RH, para que as campanhas aconteçam, para que os meses fiquem coloridos, o Dia das Crianças mais alegre e para que os enfeites e as luzes brilhem no Natal.

Temos o privilégio de conviver diariamente com a equipe de higiene, que tem um sorriso que atravessa o coração. Que escutam as mazelas de desconhecidos com sensibilidade e compaixão.

Temos colegas médicos que compartilham histórias pessoais e muito íntimas com familiares em situação de muito sofrimento, para ficar lado o lado na dor, para proporcionar fé e esperança. Que são generosos, respeitosos, éticos e parceiros. Que são amigos, que são seres humanos especiais e espetaculares, com o dom divino de salvar vidas e minimizar sofrimento.

Temos a equipe de Nutrição que atende o desejo de alguns pacientes – que sabemos que não irão sair do hospital com vida (já servimos pé de frango, rabada, pão com mortadela, dentro outras iguarias muito especiais).

A equipe de Portaria, com um sorriso de bom dia e bom descano sempre amável e gentil – de verdade. Cordiais e solícitos, sem exceção. Temos colegas que falam na língua dos anjos, que fazem lindas preces e orações, que sempre acalentam o mais sofrido coração.

O que dizer da equipe da Enfermagem… é anjo em forma de gente. É luz, amor, esperança, compaixão. É colo de mãe, de vó…é salvação, esperança – é remédio doce pra dor, é filme de amor.

Em todos os setores, sem exceção existem, engrenagens, peças fundamentais e essenciais, com pessoas lindas e especiais, isto é, a equipe de superprofissionais: Same, Telefonistas, Revisão, Central de Guias, Contabilidade, Faturamento, Credenciamento, SAC, Agendamento, Compras, Financeiro, Laboratório , Banco de Sangue, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Hotelaria, OPME, Central, Recepção e as Assistentes Sociais.

“A Diretoria dá muito valor para todos os colaboradores. Eles têm um carinho especial por todos nós, que fazemos o nosso trabalho ter um significado especial. Agradecem pela oportunidade de fazer parte da nossa história e por contribuir para o nosso sucesso, com votos de Carolina Furquim Degrande, gerente administrativa do HSC.

Que a união e o sentimento de amor, caridade e de boa vontade se estendam pelo próximo ano e que nossas ações sejam sempre recebidas com muita alegria e carinho. Desejamos a todos vocês um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Esperamos, por mais um ano, compartilhar os mais incríveis momentos e conquistas!

 Por Fabiane Furquim, Serviço Social Hospital Samaritano Campinas