David, do Laboratório, participa de missão de paz no Haiti

Entre os meses de fevereiro e julho de 2004, o biomédico e coordenador do Laboratório do HSC, David Bernardo Antolino (34 anos) esteve no Haiti, em missão de paz. David integrou o Batalhão Brasileiro de Força de Paz como soldado do Exército Brasileiro. Na época, ele era técnico de enfermagem e tinha 19 anos.

David durante a missão de paz

Em 2003, o biomédico foi convocado para o Exército e permaneceu até dezembro de 2004. Durante a missão de paz, ele atuou na área da saúde oferecendo assistência (vacinas e realização de partos, por exemplo) aos moradores. “Quando estamos em missão, recebemos diversos tipos de treinamentos porque numa intercorrência com um médico, o restante da equipe pode dar o suporte”, disse David.

A vivência diária em um país que apresentava uma realidade bem diferente da brasileira contribuiu de maneira significativa em sua vida. “Passei por momentos de muita pressão psicológica e emocional e sentia muita falta da família. Perdi alguns amigos por conta da depressão e outros voltaram para o Brasil precisando de tratamento psicológico”, relembrou.

Muita pobreza, falta de saneamento, tristeza e sofrimento. Era essa a rotina do biomédico no Haiti. “Sofríamos muita pressão no dia a dia e através dessa vivência, trouxe de volta um grande aprendizado. Passei a valorizar mais a minha vida, família e amigos. Foi sofrido, mas uma experiência muito gratificante”, destacou David que atua no HSC desde 2014.