HSC forma Núcleo para melhorar a qualidade da segurança do paciente

No dia 17 de setembro, será celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. Neste dia, a OMS (Organização Mundial da Saúde), lançará uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente. A ideia é que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

Aproveitando a oportunidade da celebração pela OMS do Dia Mundial da Segurança do Paciente, foi iniciada a constituição do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente), que é formado por um grupo de profissionais integrantes da equipe multidisciplinar e serviços de apoio, com o objetivo de apoiar a direção na condução das ações de melhoria da qualidade da segurança do paciente.

“Os pacientes do Hospital Samaritano de Campinas só têm a ganhar com este trabalho.  O NSP é uma instância com objetivo de estabelecer estratégias e ações para promover a segurança interna do paciente. As estratégias são definidas pelo Núcleo e posteriormente disseminadas a todos os colaboradores da Instituição. As ferramentas de trabalho incluem padronização de processos com barreiras para minimizar os riscos ao paciente”, disse a enfermeira da Educação Permanente, Cleide Aparecida Moreira Sanches.

Ela explicou que os profissionais de saúde passam a realizar uma mesma forma de assistência aos pacientes, e, mesmo na individualidade de cada um, as barreiras de segurança proporcionam conforto e segurança. “O envolvimento dos profissionais de saúde em notificar os eventos adversos e eventos sentinelas de são de suma importância para levantamento de ocorrências e propor melhorias voltadas para Segurança do Paciente”, completou.

 “A diretoria do Hospital Samaritano Campinas incentiva e apoia todo e qualquer projeto que diz respeito a segurança do paciente. Permanência hospitalar com segurança significa fidelização”, concluiu o diretor técnico, Dr. Sergio Pinotti.

AÇÕES

Logotipo

E, para celebrar o Dia Internacional da Segurança do Paciente, nos dias 17 e 18 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente do HSC, fará algumas ações, em todos os setores, para promover a conscientização e o engajamento de todos na melhoria contínua da segurança do paciente. Foi criado um logotipo para o Núcleo e banners serão produzidos sobre as metas de segurança do paciente e serão expostos no Hospital.

OMS quer mobilização conjunta

O tema da campanha da OMS é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente” (Speak up for Patient Safety). A Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente) visando uma campanha abrangente no Brasil, sugere uma mobilização conjunta de associações e sociedades técnico-científicas, profissionais, instituições governamentais ou não, empresas prestadoras de serviços de saúde e demais organizações comprometidas com a segurança do paciente.