Medicina do Trabalho cuida da saúde do colaborador

A saúde do colaborador do HSC também recebe o cuidado e carinho especial. Através da Medicina do Trabalho é possível prevenir doenças. O setor, coordenado pela Dra. Marcela Bailoni Marcilio, é responsável pela relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador.

De acordo com ela, a Medicina do Trabalho é uma área de grande importância no mundo atual, por diversos fatores, mas, principalmente, pelo o fator de prevenção. “O principal objetivo é que o trabalhador tenha sua saúde preservada em seu trabalho. Para que isso ocorra é crucial a perfeita integração com o setor de Engenharia e Segurança do Trabalho para identificarmos os potenciais riscos ocupacionais e possíveis acidentes de trabalho”.

Dra. Marcela explicou que os benefícios da Medicina do Trabalho são inúmeros. “Além da prevenção de doenças e acidentes relacionados com o trabalho, é um importante instrumento de medicina preventiva e qualidade de vida. Proporciona uma integração dos setores para que seja feito (quando necessário) ajustes, remanejamentos e restrição nas tarefas permitindo assim, um ambiente saudável”.

“Ter uma medicina voltada para o trabalhador é de extrema importância para saúde de toda a população, principalmente, nesse período da pandemia do coronavírus. Manter nossos colaboradores trabalhando em prol da humanidade com saúde e segurança é nosso foco principal”, destacou a coordenadora.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Equipe Medicina do Trabalho

No HSC, a promoção da saúde do trabalhador tem um olhar voltado para a qualidade de vida. A Medicina do Trabalho realiza análises de exames que permitem a orientação efetiva e preventiva da saúde do colaborador. “Estamos também a frente das vacinações e medidas protetivas para o enfretamento da pandemia do coronavírus desenvolvendo orientações e ações específicas neste sentido”, acrescentou a médica. Dra. Marcela completou dizendo que, recentemente, foi contratada uma psicóloga com experiência clínica para atendê-los de forma exclusiva.

A equipe da Medicina do Trabalho é composta pela médica do trabalho, Dra. Marcela, pela enfermeira, Ana Cristina, pela psicóloga Elaine e, pela estagiária, Beatriz. O Ambulatório da Saúde do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.