Após mais de 30 anos, Sandrinha do SAME se despede do HSC

O dia 31 de outubro de 2021 foi marcado pela despedida da Sandra Helena Esteves Morais de Jesus, a Sandrinha do SAME. Sim, após quase 34 anos trabalhando no HSC, ela deixou a unidade. Mas, foi por um bom motivo: ficar mais próxima da família e aproveitar seus netos, o Pedro de 9 anos e a Manuela de 3 anos.

“A despedida é sempre difícil. Foi uma decisão muito pensada. A pandemia me ensinou a valorizar a família e as coisas simples. Não sabemos o dia de amanhã. Temos que aproveitar o hoje”, contou.

Sandra começou a trabalhar no Hospital aos 22 anos, no dia 09/11/1987. E embora não tenha sido o seu primeiro emprego, foi ali que ela fez carreira e passou boa parte da sua vida. “Comento que, no Hospital, me formei na escola da vida. Fiz a Faculdade Samaritano. Cada dia estudava uma coisa nova e foi o meu maior aprendizado”, disse. 

Ela começou trabalhando no Raio-X, permaneceu por 20 anos, passou pela Revisão de Contas até chegar ao SAME onde se tornou a coordenadora do setor que é responsável pela revisão de prontuários, atendimento às solicitações de pacientes sobre prontuários e arquivo deles.

Paixão

Sua paixão pelo ambiente hospitalar é antiga. Sandra contou que sempre teve vontade em trabalhar em hospital e quando “recebi um convite para fazer parte da equipe aceitei na hora e fiquei até hoje”. “Trabalhar no Samaritano para mim foi uma grande vitória. Uma missão. Sempre adorei o universo hospitalar e fiz tudo com muito amor, carinho e dedicação”.

Em mais de três décadas no Hospital, Sandra mencionou que o comprometimento foi essencial e, para quem vai iniciar carreira na Unidade, ela disse que é preciso “sermos responsáveis e sermos comprometidos pelo que fazemos e, principalmente, termos amor pelo nosso trabalho. Além disso, para quem já atua na empresa é importante ter empatia com quem está chegando e com os pacientes. Sempre se colocar no lugar da outra pessoa. Precisamos dar muito carinho e atenção”.

Moradora de Valinhos, Sandrinha é casada, mãe de dois filhos gêmeos e avó de um menino e uma menina. E o que ela mais gosta de fazer? Ficar com a família!

Equipe faz festa surpresa

Sua equipe preparou uma festa surpresa de despedida. Ela aconteceu no dia 27 de agosto e foi repleta de muito carinho. “Eu adorei. Recebi mensagens e para mim, foi muito importante. Uma grande prova de amor”, disse emocionada.

“Gostaria de agradecer ao Hospital Samaritano (colaboradores e diretores). O Hospital foi o meu segundo lar e pelo tempo que estive, sempre recebi muita consideração da direção. E o carinho que tive da Dona Marcia e do Dr. Ricardo me fez sentir como membro da família. Nada vai mudar esse sentimento que tenho por todos eles. Carregarei para sempre comigo”, finalizou. 

Depoimentos

Sandrinha é uma pessoa muito querida e vai deixar saudades. Confira alguns depoimentos dos seus colegas de trabalho.

“Eu e Sandra trabalhamos juntas no SAME por muitos anos. Foi um aprendizado que nós duas vivenciamos todos os dias. No decorrer desses anos, aconteceu uma grande amizade de muito respeito e companheirismo. Eu só tenho que agradecer o convívio e o privilégio de tê-la como coordenadora e amiga por todos estes anos. Juntas, passamos momentos únicos de sacrifício, de luta, de conquistas e de verdadeira amizade. Momentos esses que nunca esqueceremos.” – Marivalda Alves de Carvalho / SAME

“Sandrinha, seu carisma, paciência e humildade moveram os bons resultados da nossa equipe. Uma grande referência de liderança. Hoje, você leva consigo parte de mim, mas, eu fico também com parte de você para sempre guardada no meu coração. Minha eterna gratidão a você.” – Valeska Ditscheiner / SAME

“Uma das qualidades mais importante e essencial de um líder é o espírito do trabalho em equipe. E a Sandra tem isso. Ao longo de todo esse tempo coordenando o setor e com toda a sua simplicidade, ela estabeleceu uma relação de amizade com a sua equipe. É uma profissional que nunca deixa ninguém sem resposta. Que Deus a abençoe nessa nova etapa e obrigado por compartilhar esses anos conosco.” – Dr. Sérgio Pinotti / Diretor Técnico

“Foram quase 35 anos nesse Hospital. Passando por diferentes diretorias e administrações. Sandra desenvolveu uma visão geral trazendo soluções e segurança na resolução da demanda não só do seu setor. Minha convivência com ela nos últimos quatro anos trouxe a certeza de que todos os dias podemos ter a paixão no olhar que temos no nosso primeiro dia de trabalho numa nova empresa.” – Valquiria Guedes / Gestora Administrativa

“Pelo caminho vamos acumulando experiências, encontros, vitórias, derrotas e amizades. Assim foi com a Sandra. Essa pessoa maravilhosa que tive o privilégio de conviver. Vai Sandra! Segue seu caminho, um novo ciclo se inicia em sua vida. Guarde para sempre esse tempo que você viveu aqui.” – Dr. Ciro Lucena / Diretor Clínico