blog

Trocando de profissão: Hellen, da higiene, se forma em técnica em enfermagem

A agora, técnica em enfermagem, Hellen Aline Thomaz Fiorin, colhe os frutos da sua dedicação, empenho e força de vontade. Aos 24 anos, casada e mãe de duas filhas, Hellen se formou em outubro de 2018 e já está atuando em sua nova profissão no HSC.

A tarefa não foi fácil. Ela, que teve seu primeiro registro em carteira aos 21 anos, em fevereiro de 2016, quando entrou no setor de Higiene do Hospital, não tinha completado o Ensino Médio. Hellen contou como foi essa trajetória.

“Maria Pereira, coordenadora da Higiene, disse, quando me entrevistou, com todo o carinho e respeito do mundo que havia gostado muito de mim, mas que não me queria para sempre com ela. Criamos um vínculo e ela sempre me incentivou muito a terminar o Ensino Médio e depois a participar de um vestibular. Consegui bolsa de estudo com desconto de 50%, mas acabei não me matriculando. Dois meses depois, Dr. Sérgio Pinotti, e a então chefe da enfermagem Carolina Furquim, me ofereceram uma bolsa de estudos. Devido ao meu comprometimento e vontade a Maria me indicou para eles. Agarrei a oportunidade. Eu não podia ter faltas e nem notas vermelhas”, relatou.

Em outubro de 2016, ela iniciou o curso de Técnica em Enfermagem, no Centro Educacional Campcare. “Me dediquei ao máximo e fiz jus ao que havia ganhado. Após dois anos, me formei e contei muito com o apoio incondicional da minha família”, completou Hellen.

Foi então que ao saber da abertura de um processo seletivo para vaga em técnico em enfermagem no HSC, ela se inscreveu e passou.  “Trabalhar no HSC representa muita coisa. Crescimento pessoal e profissional. E receber essa oportunidade de poder estudar e crescer dentro do Hospital foi muito enriquecedor. Ainda mais porque somos valorizados e respeitados”, destacou.

Hellen relembrou que depois que ela começou a estudar, outros também iniciaram ou retomaram os estudos. E que a sua história acabou incentivando outros colaboradores. “Vi outras pessoas correndo atrás desse sonho e graças à Maria, consegui conquistar o meu que é trabalhar na área da enfermagem”.

TÉCNICA EM ENFERMAGEM FAZ AGRADECIMENTO ESPECIAL

É claro que os frutos são da nova profissional, mas, como ela mesma disse, a formação tecnológica só foi possível graças a algumas pessoas do HSC que perceberam que ela poderia se destacar e crescer. Hellen é imensamente grata ao Dr. Pinotti, Dr. Ricardo de Caprio e à Carolina Furquim, à amiga Catiane mas, principalmente à Maria Pereira. Ela escreveu a mão um agradecimento à Maria. Confira a transcrição dele.

“Para Maria Pereira,

É, chegou a hora de me despedir. Sei que foi com esforço que cheguei até aqui, mas, mesmo assim, acabou sendo um momento de tristeza também. Sei que não é fácil para você trabalhar numa posição de tanta responsabilidade mas você sempre exerceu sua autoridade de forma justa me respeitando como pessoa e como funcionária.

Deus tem sido maravilhoso comigo. Sou mais preparada hoje. Sei que saio da equipe mais rica em conhecimento. E tenho muito a agradecer a você.  Agradeço a todas as coisas que me proporcionou e por nunca ter virado as costas quando eu mais precisei. Você é mais do que uma chefe, você é uma amiga.

Um grande abraço. Deus te abençoe.

Hellen Fiorin”

Espaço Saúde tem Terapia Integral Globalizada para a melhora da qualidade de vida

A TIG (Terapia Integral Globalizada) é uma das modalidades oferecidas no Espaço Saúde, lugar exclusivo para a realização dos programas e projetos do departamento de Medicina Preventiva do PHS Samaritano Saúde. A prática, baseada no método francês Ehrenfried, é uma alternativa para quem pretende desenvolver mobilidade, aliviar tensões e adotar uma nova postura corporal, sendo ainda uma excelente atividade física.

A Terapia Integral Globalizada é método que vem auxiliando na melhora da qualidade de vida de milhares de pessoas no Brasil. “Através dos movimentos que alongam, relaxam e fortalecem os músculos e conduzem os praticantes a uma melhor utilização de sua respiração e de seu potencial muscular, melhorando o equilíbrio, a percepção corporal, a coordenação motora e a postura”, explicou a fisioterapeuta responsável pela TIG, Claudia Pinheiro.

Ela, que tem formação internacional e experiência de mais de 12 anos no método, acrescentou que a prática respeita os limites, o ritmo e a liberdade de cada paciente, alivia as tensões e “permite que cada parte do corpo encontre seu lugar, tornando o conjunto mais harmônico”. “O equilíbrio da postura assim obtido com a TIG conduz a mudanças progressivas e faz com que o paciente se aproprie dos movimentos realizados nas sessões para integrá-los aos gestos de seu dia a dia. Dessa forma, a pessoa tem mais autonomia, saúde e bem-estar”, completou a fisioterapeuta.

SESSÕES

As sessões da TIG acontecem em grupo, mediante agendamento. E os benefícios são enormes. “O trabalho em grupo estimula o convívio e a troca de experiências entre os participantes. Com vantagens que vão desde a melhora postural, o aumento da circulação sanguínea, o relaxamento e alongamento da musculatura, o melhor funcionamento das articulações e dos órgãos internos, proporcionando economia energética e melhora da qualidade de vida”, apontou Claudia.

ESPAÇO SAÚDE

O  Espaço Saúde funciona na Avenida São José dos Campos, 256, no Jardim Nova Europa, em Campinas. No local há consultórios, anfiteatro e salas com recursos voltados para a reabilitação física. Dentre os tratamentos oferecidos os destaques são a terapia física manual, acupuntura, eletrofototermoterapia, musculação terapêutica, além dos grupos terapêuticos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h para os clientes do PHS Samaritano Saúde e das 17 às 20h para as pessoas que queiram fazer parte dos programas de Medicina Preventiva. O telefone é o (19) 3238-7308.

Dez colaboradores completam mais de cinco anos no HSC

Em março, dez colaboradores estão fazendo entre cinco e quinze anos de atividades no HSC. São profissionais que atuam como técnico de enfermagem, técnico em farmácia, auxiliar administrativo, enfermeiro, técnico em tomografia e porteiro. A direção do HSC parabeniza a todos pela dedicação e empenho com a instituição.

Admissão Colaborador Cargo Tempo de Casa
24/03/2014 Cristiane Cau Alberghetti                         Tec. de Enfermagem            5
24/03/2014 Maria Cecilia Machado Cardoso Barboza             Tec. de Enfermagem            5
24/03/2014 Roseneide Vieira Borges                           Tec. em Farmácia              5
17/03/2014 Gabriela Godoy de Souza                           Aux. Administrativo           5
13/03/2014 Elaine Francisco Dias Oliveira                    Tec. de Enfermagem            5
13/03/2014 Irene Plicilia da Silva Lima                      Tec. de Enfermagem            5
13/03/2014 Wiviane de Fatima Dutra Ribeiro                   Enfermeiro                    5
12/03/2014 Daniela Cassini Ribeiro                           Tec. Tomog Computador        5
12/03/2009 Flavio Marcal Noronha                             Tec. de Enfermagem            10
02/03/2004 Valdeir Paulo dos Santos                          Porteiro                      15

Manutenção de equipamentos é tema de palestra

Colaboradores de vários setores do HSC participaram de uma palestra, organizada pelo setor de Manutenção, que abordou diversos assuntos como o método de abordagem nas operações da Manutenção, Higiene Pessoal além de manutenção de vácuo e oxigênio e do ar condicionado e de precaução no uso dos Equipamentos de Proteção Individual nos setores hospitalares e higienização de equipamentos. O bate-papo contou com a presença de responsáveis pelo CCIH, Educação Continuada, Serviço Social, SESMT e Manutenção que passaram, aos colaboradores, informações sobre os tópicos mencionados acima.

SND implanta pesquisa de satisfação para incentivar participação dos colaboradores no preparo das refeições

A partir do dia 11 de fevereiro, uma urna será colocada no refeitório do HSC. A ideia é incentivar a participação dos colaboradores no preparo das refeições. Eles poderão sugerir, colocando na urna, a composição dos cardápios para que a variedade das receitas seja ampliada.

De acordo com a nutricionista supervisora do SND, Jéssica Lodi Dorta Benio, projeto foi desenvolvido em conjunto com a equipe do Serviço Social e visa principalmente, “incentivar a participação dos colaboradores na preparação das refeições”.  Além disso, o projeto também quer a avaliação dos pratos já oferecidos.

O SND produz e distribui em torno de 1.200 refeições por dia aos pacientes e colaboradores. “Oferecemos cardápios variados e toda quinta-feira, elaboramos preparações com ingredientes saudáveis, a fim de oferecer alimentos que contribuam para um estilo de vida mais saudável de forma simples e financeiramente acessível. O intuito é prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade entre outras comorbidades”, completou Jessica.

Para isso, “o SND conta com a equipe de nutrição que é composta pelas nutricionistas Rose e Jéssica, a técnica em nutrição Flávia, estagiárias de nutrição, os cozinheiros Thaís, Laura, Marina, Alina e Cristiano que dedicam toda sua experiência na elaboração dos pratos, os auxiliares de nutrição que colaboram com toda organização do refeitório, montagem de saladas, suco e sobremesa, água aromatizada, patês para salada entre todas as atividades da cozinha e copeiras que montam e servem os alimentos diferenciados para os pacientes e médicos”, contou a nutricionistas responsável.

CAMPANHAS

Jessica completou dizendo que o Serviço   de Nutrição e Dietética apoia também todas as causas e campanhas de prevenção como a do câncer de mama (Outubro Rosa), de próstata (Novembro Azul) e de Aleitamento Materno (Agosto Dourado). “Temos o prazer de orientar e implantar a educação nutricional para os colaboradores do HSC que tanto se esforçam para cuidar da saúde dos nossos pacientes e dessa forma, precisam também receber cuidados de saúde”.

Novo software de gestão hospitalar é implantado no Pronto-Socorro

  Em janeiro, teve início a implantação no Pronto-Socorro do HSC do que há de mais avançado em software hospitalar, o SoulMV. O objetivo é melhorar o dia a dia, a experiência dos pacientes e também oferecer uma oportunidade única de união em prol da melhoria das rotinas e práticas assistenciais.

“Após um ano de discussões de processos, cadastramentos de tabelas, padronizações do sistema, saímos da base de Treinamento e entramos na base Produção. E, em duas semanas, o sistema no Pronto-Socorro já estava estabilizado. Desde o início, nossa decisão foi de cadastrar ou recadastrar tudo e todos. Nada foi utilizado do sistema anterior. Sendo assim, nos primeiros dias, tivemos um atraso natural do atendimento na Recepção, mas a equipe foi treinada e sabe da importância de um cadastro completo e tem feito um excelente trabalho”, avaliou a gestora do projeto MV no Samaritano, Vera Lúcia da Rosa Mazzuia.

Carolina Furquim Degrabde, gestora administrativa do HSC comentou que a implantação do software está repercutindo positivamente em todos os setores. “A implantação desse sistema é um avanço na área de TI para o grupo Samaritano. Traz benefícios não só para os pacientes, mas para todos o que atuam na instituição”, frisou a gestora.

COMPROMETIMENTO

“A participação de todos os colaboradores incluindo os analistas tem sido de extrema importância para o cumprimento da primeira etapa que abrangeu o Pronto-Socorro. Destaco também a participação da equipe de enfermagem que não mediu esforços no treinamento e acompanhamento dos médicos que, inclusive, aderiram ao prontuário eletrônico de forma surpreendente”, completou Carolina.

Papai Noel visita pacientes e colaboradores do HSC

Papai Noel e seus assistentes passaram pelo HSC no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Pacientes e colaboradores, que estavam de plantão, receberam muito amor e carinho, além de palavras de conforto.

O “bom velhinho” foi recebido pelas crianças e idosos. Todos puderam tirar fotos. Contentes, os pacientes agradeceram a visita. A ação “Voluntários do Amor” foi promovida pelo Serviço Social em parceria com Cristiane Cau Alberghetti, técnica de enfermagem do HSC. Cristiane intermediou o contato com o Papai Noel e ajudou a tornar o dia, dessas pessoas, prá lá de especial. Confira as fotos!

‘Papai Noel dos Correios’: filha de colaboradora realiza sonho de menino de 10 anos

A generosidade de Julia Cossari Ribeiro Freitas (10 anos) – filha da assistente social do HSC Camila Cossari – proporcionou momentos felizes no último Natal a um menino de 10 anos. Através da campanha “Natal Solidário”, Camila adotou uma carta destinada ao Papai Noel, integrante do projeto “Papai Noel dos Correios”.

Na cartinha, o garoto contava que seu sonho era ter uma bicicleta e Julia disse que, assim como ela pode realizar o seu sonho – que era ter um cachorro, – gostaria de ajudar a realizar o dele. “Fiquei pensando em como fazer e decidi doar a minha bicicleta”, falou. O item havia sido presente de Dia das Crianças há alguns anos. “Meu coração ficou feliz por fazer uma coisa boa”, disse emocionada.

A pequena grande garota contou ainda que essa não foi a primeira vez que ela realizou uma ação como essa. “Na minha escola e em casa, aprendemos a partilhar doando alimentos e brinquedos e pretendo fazer isso sempre”.

Para Camila (mãe), a atitude da filha é reflexo da educação que os pais e familiares passam aos filhos. “Ensinamos as nossas filhas a pensar no próximo, a partilhar e ajudar a realizar os sonhos das outras pessoas. Já a escola, da continuidade ao que já trabalhamos em casa com elas”, completou.

CAMPANHA

Em dezembro, os colaboradores do HSC participaram da campanha “Natal Solidário”, uma ação desenvolvida pelo Serviço Social. 30 cartas de crianças carentes destinadas ao Papai Noel, através do projeto “Papai Noel dos Correios”, foram adotadas pelos colaboradores. Cerca de 40 crianças foram beneficiadas pela ação que contou com a doação de brinquedos, roupas, calçados, bicicletas e patins.