blog

Seo Mitsuyochi comemora a vida com a equipe da UCO

O marceneiro Mitsuyochi Ueno celebrou a vida e mais uma primavera no dia 08 de novembro junto com sua família e com a equipe da UCO (Unidade Coronariana). Seo Seo Mitsuyochi completou 64 anos. Ele permaneceu durante 64 dias lutando por sua vida na UCO. Ele teve uma aneurisma dissecante da aorta ascendente, segundo sua esposa, a médica patologista Dra. Aurea Tieko Kikushi Uema.

Dr. Hugo Bertipaglia, coordenador médico da unidade, contou que o paciente e sua família estarão para sempre em sua memória e coração. “No dia 11 de outubro, quando iniciei meu dia de trabalho na UCO me deparei com um grande desafio profissional e pessoal. Encontrei o paciente Mitsuyochi Ueno, no leito 8 da UCO, no início da sua luta pela vida. Ele estava deitado. Nocauteado por uma terrível e cruel doença. E junto dele, estávamos nós – a nossa grande equipe multidisciplinar e sua maravilhosa família”.

 “Esse grande guerreiro conseguiu e após muitos dias tristes, venceu a grande luta que estávamos travando diariamente. Ele sobreviveu a uma doença mortal”, completou Dr. Hugo.

Para a coordenadora de enfermagem da UCO, Julcilene Oliveira, “o trabalho em equipe e a humanização foram primordiais para a recuperação do paciente”. Para Dr. Hugo, “ver ele ter alta da nossa unidade foi uma alegria que não tem explicação, pois paciente como ele tem uma probabilidade de falecer em 90% dos casos”.

O atendimento humanizado também foi destacado pela Dra. Aurea, esposa do Seo Mitsuyochi. “Recebemos todo o suporte necessário da equipe que nos tratou com muito carinho e fez de um momento tenso, o mais especial possível. Agradeço a toda a equipe pelo tratamento humanizado e por meu marido estar vivo”, falou. O casal tem quatro filhos.

Emocionado, Dr. Hugo disse que é grato por Deus ter lhe dado a oportunidade de conhecer este grande guerreiro e sua família. “Sem eles, nada disso seria possível. Nunca vou me esquecer deles. Um pouco de mim ficou com eles e um pouco deles ficou comigo. Meus olhos enchem de lágrimas e meu corpo arrepia só de pensar em tudo que passamos juntos”.

Novembro Roxo sensibiliza sobre a prematuridade dos bebês

O mês de novembro é dedicado também à conscientização sobre a prematuridade de bebês. No HSC, a equipe de Enfermagem em parceria com o Serviço Social e Psicologia promoveu no dia 19 um encontro entre pais e equipe da UTI Neonatal. Houve troca de experiências e uma exposição com fotos e depoimentos dos pais de crianças que já estiveram internadas na UTI Neonatal abrilhantou as ações.

Novembro Azul tem palestras e árvore com bigodes

Para incentivar os colaboradores a cuidarem da saúde e principalmente a realizar o exame que detecta o câncer de próstata, o HSC preparou uma programação especial que aconteceu no dia 27 de novembro. Os colaboradores e coordenadores foram convidados a participar da montagem da Árvore de Bigodes. Eles receberam bigodes e puderam colocar na árvore que já continha os laços cor de rosa. Neste dia, todos puderam vestir azul, cor tema da campanha de prevenção ao câncer de próstata. Dr. Alessandro Leal e Dr. Orestes Mazzariol Júnior ministraram palestras sobre saúde do homem. Confiram algumas das fotos.

HSC promove Simpósio de Cardiologia Intervencionista para Clínicos

Aconteceu no dia 23 de novembro, o 1º Simpósio de Cardiologia Intervencionista. O evento foi realizado no Hotel Vitória Concept e abordou temas atuais e inovações no diagnóstico e tratamento das principais cardiopatias coronarianas e estruturais. Foram discutidos métodos de imagem e fisiologia intravascular, a importância de sua utilização para otimização do tratamento do paciente; tempo de dupla antiagregação e terapia antitrombótica após implante dos stents farmacológicos de última geração; estado atual do tratamento percutâneo das oclusões crônicas; tratamento percutâneo de fibrilação atrial em pacientes com contraindicação a anticoagulação; tratamento percutâneo das valvopatias aórticas (TAVI), dentre outros. O Simpósio contou com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional.

TEMPO DE CASA

Em dezembro, são sete colaboradores completam entre cinco e 15 anos de trabalho no HSC. Um grande abraço e nosso eterno carinho por toda dedicação e empenho.

01/12/2004 Ediram da Silva dos Santos Tec. Farmácia 15
02/12/2009 Andreia Ap. dos Santos Tec. Enfermagem 10
01/12/2014 Mariane Barbosa Magalhães Tec. Enfermagem 5
01/12/2014 Sergio Henrique Martins Tec. Enfermagem 5
01/12/2014 Vera Ramos de Oliveira Tec. Enfermagem 5
09/12/2014 Vanessa Gimenes Tec. Enfermagem 5
11/12/2014 Wagner F. dos Santos Tec. Enfermagem 5

HSC prepara campanha `Natal Solidário´

Os departamentos de Serviço Social e Recursos Humanos estão preparando a 3ª edição da campanha “Natal Solidário – Pequenos gestos geram grandes transformações”. A ação é voltada para aqueles que querem promover um Natal mais feliz para o próximo, oferecendo um pouco mais de assistência aos menos favorecidos, através da adoção de uma instituição, que será indicada pelos colaboradores e escolhida pela equipe que integra a Comissão de Eventos do HSC.

A ideia é promover a prática da solidariedade aos colaboradores, clientes e familiares que estão e frequentam a Unidade I e II do Hospital Samaritano, em Campinas e do PHS Samaritano Saúde. “Pretendemos afetar de forma positiva a vida de muitas famílias através da solidariedade, que é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”, disse Fabiane Furquim, coordenadora do Serviço Social.  Nos anos anteriores, o “Natal Solidário” foi realizado através da adoção das cartinhas para o Papai Noel dos Correios.

PARTICIPAÇÃO

Os colaboradores desses locais serão convidados a indicar até o da 20 de novembro para o RH uma instituição de Campinas para participar da campanha. A equipe da Comissão de Eventos do HSC fará uma avaliação das instituições indicadas e escolherá uma delas. Em seguida, os participantes conhecerão a instituição que será beneficiada como também os itens que poderão ser arrecadados. A arrecadação será entre os dias 27 de novembro e 20 de dezembro. No dia 23 de dezembro, acontecerá a visita à instituição para a entrega das arrecadações.

HSC monta árvore de laços para celebrar o Outubro Rosa

Para marcar as ações de prevenção ao câncer de mama, no HSC foi montada uma Árvore de Laços em frente a sala da Coordenação de Enfermagem. Os colaboradores puderam pendurar laços cor de rosa, tirar fotos e se informar sobre os exames preventivos e sobre o câncer de mama. Foi uma ação integrada, envolvendo todos os setores.

O Outubro Rosa do HSC contou ainda com a palestra “Cuidando de Quem Cuida” com a psicóloga, Beatriz Merlo, “Conversando sobre o Câncer de Mama”, com o Dr. Afonso Celso, e “Câncer x Prevenção” com o cirurgião oncológico, Dr. Pedro Ricardo Fernandes. Os colaboradores vestiram rosa nos dias 30 e 31 de outubro em referência ao autocuidado e prevenção. A Árvore de Laços foi utilizada como painel para as fotos que puderam ser postadas nas redes socais de cada um.

A Árvore vai permanecer no local até o final de novembro e bigodes serão pendurados nela para remeter ao Novembro Azul, o mês de prevenção ao câncer de próstata.

Dia do Médico tem comemoração especial

Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado e 18 de outubro, o Serviço Social preparou um delicioso café da manhã. O ambiente foi todo decorado com uma exposição com elogios e mensagens de agradecimento aos médicos do nosso Hospital.

O evento aconteceu no dia 18 de outubro e teve início às 9h e terminou às 16h.  “Foi muito especial sentir a alegria e a gratidão dos profissionais que estiveram conosco”, disse a coordenadora do Serviço Social, Fabiane Furquim.

“Obrigado, doutor!

Obrigado, doutor!
Pela sua sapiência e pela paciência também.
Obrigado pelas palavras de conforto que pronuncia nos momentos de incertezas.
Obrigado pela disponibilidade e amabilidade.
Pelas vezes que, angustiado, bati à sua porta e ela se abriu para mim, como por milagre.
Obrigado por ser atencioso, cortês e realista diante dos fatos.
Por cuidar com destreza desta coisa tão frágil que carrego comigo – a vida!
Pelas vezes que o despertei no meio da noite, para mitigar um problema inesperado.
Obrigado quando, dominando o seu cansaço, domina também a minha dor e angústia.
Pelo seu olhar magnânimo e pela vontade de ajudar e transpor obstáculos.
Quando, nos últimos recursos, encontro suas mãos imantadas pelo calor humano.
Obrigado pela sua coragem que contagia minha fraqueza.
Obrigado por ontem, por hoje e pelo amanhã.
E por sua amizade sincera, sem fronteiras.
Deus, Vós que sois o médico dos médicos, dai a todos os médicos e médicas a sabedoria que cura, a dignidade que encoraja e o amor que é a luz da vida.
Amém.” Fonte: https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/11267

IV Curso de Sensibilização do Método Canguru forma mais profissionais do HSC

Entre os dias 24 e 26 de setembro, aconteceu a 4ª edição do Curso de Sensibilização do Método Canguru, ministrado pelas tutoras do Ministério da Saúde, Sandra Regina de Souza e Nelma Cabral. Mais de 30 profissionais de enfermagem da UTI Neonatal do HSC e de outros hospitais de Campinas foram capacitados e estão aptos a aplicarem o Método, tão benéfico aos bebês prematuros e suas famílias.

Durante três dias, os participantes fizeram uma imersão e foram transformados. “O que fazemos é aplicar a política pública de Saúde de forma dinâmica para que eles possam meditar no tema e elaborarem a transformação na prática, a qual traz benefícios fundamentais aos recém-nascidos e famílias”, disse Sandra.

O HSC é o primeiro hospital da rede privada de Campinas a promover o curso e um Hospital que tem profissionais capacitados, tanto o bebê quanto a família serão melhores assistidos.

“O Hospital que tem a sensibilização para o Método Canguru oferece um cuidado especializado para o bebê e para a família reduzindo a mortalidade. Dentro do programa, existe discussões também para os cuidados com a equipe que cuidam desse bebê. Dessa forma, há melhoria na qualidade de vida dos profissionais que trabalham na Unidade. A equipe precisa estar bem para cuidar do recém-nascido e da família”, completou Sandra.