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Movimento de Amor: Cartões são entregues aos profissionais de saúde

A campanha “Movimento de Amor” idealizada pela moradora de Campinas, Nani Samara, entregou cartões escritos à mão e bombons para os profissionais de saúde do HSC.  As mensagens compartilharam gratidão e gentileza aos colaboradores nesse momento de pandemia.

O “Movimento de Amor” começou com um simples convite para os contatos de Nani no WhatsApp e no Instagram. “Cada pessoa escreveria 30 cartões agradecendo os profissionais de saúde que estão na linha de frente da Covid-19. Foi impressionante como rapidamente muitas pessoas abraçaram o movimento”, contou Nani. Na mensagem, ela pedia também que se fosse possível, colocasse um bombom junto ao cartão.

Para ela, o ato demonstrou a “necessidade de expressar a admiração, gratidão e respeito pela vida desses verdadeiros heróis”. “É o amor contagiando, transbordando nos corações”, destacou a idealizadora do projeto que já arrecadou mais de 11 mil cartões.

Segurança do Trabalho auxilia na prevenção de acidentes

Abril é considerado como o Abril Verde, o mês de conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho. Mas, não é só nesse mês que os colaboradores devem estar atentos. No HSC, existe um departamento que cuida dos fatores de risco e das causas dos possíveis acidentes de trabalho durante as atividades do colaborador. É a Segurança do Trabalho.

De acordo com o coordenador do setor, o engenheiro Carlos Alberto Rochadel, a Segurança do Trabalho também é responsável por definir as medidas de prevenção nos ambientes. “As atividades da engenharia de segurança do trabalho envolvem, educar e treinar os colaboradores, orientar uso e cuidados com os Equipamentos de Proteção Individual, planejar sistemas de trabalho que antecipam os riscos, prevenir acidentes, analisar as causas e as relações com as doenças ocupacionais, além de inspecionar as condições de trabalho e o cumprimento das 36 normas regulamentadoras da Lei Federal”, comentou.

Além de todas essas atividades, a Segurança do Trabalho atende às solicitações do Ministério do Trabalho, Ministério Público, Anvisa, Sindicato da Saúde, Corpo de Bombeiros e demais órgãos fiscalizadores. Rochadel explicou que quando ocorre um acidente de trabalho, o coordenador do setor ou o responsável pelo colaborador, deve preencher um documento chamado FAAT (Ficha de Análise de Acidente do Trabalho), procurar a Segurança do Trabalho para complementar a análise e após a FAAT será encaminhada para Medicina Ocupacional.

E, para que dentro da empresa, o cumprimento das questões relacionadas à Segurança do Trabalho seja efetivado, existe a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é composta por pessoas eleitas e indicadas. Essa eleição acontece anualmente e no próximo dia 26 de abril, tomará posse a comissão para a gestão 2021/2022.

O horário de atendimento da Segurança do Trabalho é de segunda a quinta-feira, das 8 às 22 horas e na sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Hotelaria preza pela satisfação dos pacientes e familiares

No HSC, a Hotelaria está sempre pensando em satisfazer as necessidades dos pacientes e familiares garantindo um atendimento de qualidade e conforto. É através desse setor que são fornecidas as vagas para internação e todo o acolhimento do paciente, desde a recepção até o quarto. O setor é coordenado por Regina Aparecida Dias, que também coordena o setor de Rouparia, responsável pelo fornecimento de todo o enxoval do Hospital e roupas dos colaboradores.

Cabe a Hotelaria oferecer a administração as respostas sobre o andamento do dia a dia do Hospital. Dessa forma, é possível criar mecanismos e ferramentas para a melhor estadia do paciente e seus familiares durante a internação.

Atualmente, a equipe de Hotelaria/Rouparia é composta por 12 colaboradores. “Nosso serviço é essencial para o tratamento do paciente, desde o acolhimento até a alta”, disse Regina. Para ela, liderar uma equipe tão importante quanto essa é muito satisfatório. “Há anos trabalho no HSC e cresci profissionalmente no Hospital. Cada dia que passa aprendo mais com a minha equipe e vejo também o crescimento profissional de cada integrante. A palavra-chave é amor pelo o que se faz”, completou a coordenadora.

PRINCÍPIO

O princípio básico da hotelaria hospitalar é reduzir o mal-estar do paciente internado em um hospital. Por isso, o conceito está fortemente associado à humanização do atendimento, levando em consideração integridade física, privacidade, respeito aos valores pessoais dos pacientes e qualidade do atendimento.

Nova Ressonância é instalada no HSC

O Hospital Samaritano Campinas tem uma nova Ressonância Magnética. Para abrigar o equipamento, que é de última geração, um espaço anexo ao Hospital foi construído. O acesso ao serviço é tanto interno (pelo Hospital), quanto externo.

O local destinado a realização dos exames foi projetado para garantir a qualidade e um serviço mais humanizado. A sala de exames, por exemplo, tem um painel no qual o paciente visualiza uma bela imagem. Tudo para garantir mais conforto para ele.

O equipamento é de última geração. É capaz de diagnosticar, por exemplo, um AVC, aneurismas, abcessos, nódulos, cistos ou massas, Esclerose Múltipla, hemorragias no cérebro, Parkinson; Alzheimer; Meningite, traumatismos, tumores e outras doenças.

O exame pode ser feito com sedação anestésica, sempre com segurança, precisão e atendimento humanizado e numa estrutura moderna e acolhedora que foi preparada no Hospital Samaritano de Campinas.

Dia da Mulher é celebrado com programação especial

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03) uma programação especial voltada a todas as colaboradoras foi preparada. Entre os dias 08 e 12 de março, foi programado almoço e jantar especial, demonstração de produtos de beleza, calçados e acessórios e quick massagem. A divulgação da Semana da Mulher foi feita por meio de cartazes fixados no Hospital.

A programação também incluiu a exposição Mulheres que Inspiram. Nela, algumas colaboradoras contaram suas histórias de superação com a intenção de inspirar outras mulheres a serem fortes e resilientes. De acordo com o RH, o quadro de colaboradores do Hospital é composto por 80% de mulheres. Por essa razão, foi organizada uma semana especial destinada a todas elas.

Cuidando de quem cuida

Atendimento com psicóloga pode ser agendado pelo WhatsApp

Para auxiliar os colaboradores a passarem por esse momento de pandemia que está envolvendo a exaustão, o medo, a insegurança e a tristeza, foi implantado no HSC o atendimento psicológico para todos os colaboradores. Para isso, é necessário agendar horário de atendimento, o que pode ser feito pelo WhatsApp 19 99987-0538 ou pelo Ramal 1179.

Uma psicóloga foi contratada exclusivamente para atender todos eles. É um auxílio para aqueles que estão precisando de ferramentas para superar a situação a qual estão passando. O atendimento acontece na segunda, terça e sexta-feira, das 9 às 15h e quarta e quinta-feira, das 17 às 23h. 

HSC promove campanha em prol da Bancada Solidária

Entre os meses de fevereiro e março, o HSC vai arrecadar leite e alimentos não perecíveis. A ação faz parte do projeto Bancada Solidária Taquaral e os alimentos irão compor as cestas básicas entregues nas casas das mil famílias cadastradas pelo grupo e em entidades sociais. As doações podem ser deixadas no Recursos Humanos.

Seo Sebastião, uma das pessoas atendidas pelo projeto 

A Bancada Solidária é uma iniciativa de voluntários que se uniram no ano passado para auxiliar as pessoas em situação de rua e as que estão sem rendimentos devido a pandemia do coronavírus. Tudo começou com um varal com lanches e uma prateleira com alimentos não perecíveis e produtos de limpeza na entrada do kartódromo da Lagoa do Taquaral. A campanha teve uma grande adesão que acabou gerando longas filas e aglomeração para a retirada dos alimentos. Em razão da pandemia, o grupo de voluntários teve que adotar outras medidas para que essa entrega fosse feita. E uma delas foi a união com as empresas para que essa arrecadação acontecesse e pudesse ser entregue de forma segura às famílias.

“Quando vemos o sorriso estampado no rosto das pessoas que atendemos percebemos o quanto é importante e essencial ter alimento em casa. Os sorrisos expressam a pureza e o alivio de não sentir fome. Nós, da Bancada Solidária, pedimos a vocês que nos ajudem a plantar esperança.  Se cada um der um pouquinho, teremos muitos sorrisos iluminando este período de trevas”, disse Nina Güth, uma das organizadoras do projeto.

Telefonia: a base da comunicação do Hospital

O Hospital Samaritano Campinas tem uma equipe de Telefonia, de Central de Vagas e de Agendamento composta por diversos colaboradores que são os responsáveis por realizarem as ligações e transferir as chamadas. Fazem também a triagem e desfecho das solicitações de vagas externas e toda a comunicação entre os setores envolvidos. Recebem as escalas de plantões das especialidades médicas e do Pronto-Socorro além de todo o controle do painel das chaves e de uso do Auditório.

Funciona todos os dias, das 6 às 24 horas, administrando as 90 linhas telefônicas do Hospital. Após às 24h, todo o serviço de telefonia é transferido para Recepção do Pronto-Socorro. “Acredito que Telefonia e a Central de Vagas seja a base da comunicação no Hospital. Eles possuem relação direta com todos os setores. São o primeiro contato dos nossos clientes, sejam eles pacientes, médicos, fornecedores, etc.”, destacou Larissa Lorraine dos Santos Silva, coordenadora da Recepção.

Ela comentou cabe também a essa equipe o agendamento de exames como Ultrassom, Raio-X, Tomografia, Endoscopia/Colonoscopia e Biopsias. “O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e é feito através das linhas telefônicas do hospital e WhatsApp”, falou Larissa.

“A equipe de Telefonia e Agendamento, são setores fundamentais para o bom andamento das atividades diárias do Hospital. São funcionários dedicados ao trabalho, que gostam de fazer parte dessa equipe e dar o seu melhor diariamente aos pacientes”, acrescentou a coordenadora. Para ela, o objetivo é sempre melhorar a cada dia. “Queremos atender o cliente com agilidade, cordialidade e competência para proporcionarmos o melhor em nosso atendimento, seja ele internamente ou externamente”.

Cuidando de quem cuida: HSC tem atendimento psicológico para colaboradores

Nesse momento de pandemia, há cansaço, há exaustão, há insegurança e muitas incertezas. É preciso ter calma e respirar fundo. Nada dura para sempre mesmo sendo o mais difícil dos momentos.

Por isso, para auxiliar os colaboradores a passarem por esse momento da melhor forma possível, o Hospital Samaritano Campinas está oferecendo atendimento psicológico. Uma psicóloga foi contratada exclusivamente para atender os colaboradores. É um auxílio para aqueles que estão precisando de ferramentas para superar a situação a qual estão passando. O objetivo é dar apoio e ensinar técnicas para que os colaboradores possam lidar com as emoções.

O atendimento – destinado a todos os colaboradores – acontece na segunda, terça e sexta-feira, das 9 às 15h e quarta e quinta-feira, das 17 às 23h.  Para ser atendido é necessário agendar pelo WhatsApp 19 99987-0538 ou pelo Ramal 1179.

Escuta Ativa

Outro projeto voltado a saúde do colaborador também acaba de ser implantando no Hospital. É o Escuta Ativa. Nele, é possível encontrar canais para conversar e desabafar. O Recursos Humanos, a Medicina do Trabalho e o Serviço Social estão prontos para lhe ouvir. Quem precisar também, não pode esquecer do CVV (Centro de Valorização da Vida).

Tempo de Casa

Em fevereiro, são oito os colaboradores que estão entre cinco e 25 anos trabalhando no Hospital Samaritano Campinas. A Técnica de Enfermagem, Patrícia Maria Rodrigues Silveira Reis está completando Bodas de Prata!