brinquedoteca

A Brinquedoteca do HSC tem como objetivo ajudar a amenizar o sofrimento e o desconforto do paciente pediátrico, que muitas vezes são causados pelo adoecimento e pela internação.

É por meio do relaxamento inerente ao brincar que o paciente pediátrico tem sua tensão diminuída e passa a perceber seu corpo ativo fazendo coisas a seu gosto. Isso reflete diretamente no seu bem-estar, colaborando para a sua recuperação.

A brinquedoteca coloca ao alcance da criança “uma variedade de atividades que além de possibilitar a ludicidade individual e coletiva, permite que ela construa seus próprios conhecimentos” (Opcit. p. 8). Com os brinquedos, jogos e uma variedade de materiais que ajudam na expressão da criatividade, a criança brinca, cria e recria seus desejos e conceitos para a vida. Desenhando, pintando, dançando, enfim, seja qual for a forma de expressar, a ação lúdica é o que proporciona uma Brinquedoteca à criança.

Santos, (2000) por sua vez, vem frisar sobre a brinquedoteca em diferentes contextos, dentre os quais, encontra-se a hospitalar, cujo real objetivo é atender a criança hospitalizada através da terapia, com atividades lúdicas e de estimulação Psicomotora, visando atenuar as sequelas emocionais decorrentes da hospitalização.

Muito mais que uma atividade prazerosa, o lúdico ajuda ainda a criar um vínculo entre a criança, a família e a equipe de saúde, frente aos processos de humanização hospitalar.

Serviço Social/ hsc