Benefícios Do Vernix Caseoso Para Seu Bebê

A vérnix caseoso é um material gorduroso branco, que é formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, que recobrem a pele ao nascimento. Durante a vida intrauterina, o vérnix protege a pele do bebê impermeabilizando e fazendo uma barreira contra ações bacterianas. Após o nascimento ele continua proporcionando proteção ao bebê portanto exceto em situações específicas, quando seu bebê está coberto por mecônio que são as fezes.  Caso contrário ele não deve ser retirado e o primeiro banho pode ser adiado

Por causa de uma aparência considerada não muito agradável para algumas pessoas, há quem queira “limpar” o vérnix do bebê logo após o nascimento, dando banho rapidamente na criança, mas o ideal é que se aguarde um tempo, pois ele oferece proteção para a pele sensível e costuma desaparecer sozinho. De acordo com estudos, o vérnix contém proteínas antibacterianas que protegem a epiderme do bebê de infecções.

Na Maternidade do Hospital Samaritano de Campinas, os bebês permanecem com o vernix, e o primeiro banho é realizado horas depois na presença da mãe.